Se você quer expandir seu negócio ou simplesmente iniciar um novo empreendimento, provavelmente já se perguntou - "Como começar a vender pela internet?". Normal.
A facilidade de acesso à informação através dos meios digitais de compra e venda, permitem que o público tenha rapidamente essas experiências, fazendo da internet o canal ideal para alavancar suas vendas. Com mais e mais empresas buscando conquistar consumidores pela web, é preciso adotar uma estratégia sólida e inteligente para alcançar resultados realmente vantajosos.
Aprender a vender pela internet se tornou uma necessidade para negócios que buscam expansão. A indústria brasileira de comércio eletrônico se fortalece ano após ano, e essa tendência também é observada na América Latina e no mundo.
Expor sua marca online não apenas proporciona maior reconhecimento entre seus potenciais clientes, mas também:
Seu negócio fica aberto 24 horas — isso significa que você pode vender produtos online todos os dias do ano;
Você pode segmentar seu público-alvo em diferentes cidades e estados, já que não há limites geográficos que impeçam suas vendas;
Comparado a um local físico ou showroom, os custos fixos de vender pela internet são menores, uma vez que a atividade não exige espaço para expor as mercadorias.
Quando falamos em estratégias de vendas, não há fórmula pronta. Tudo depende das características do seu negócio, das soluções que você oferece ao público e das próprias singularidades da audiência. O mundo digital é incrivelmente flexível, e, seja qual for seu público, será possível encontrá-lo e passar sua mensagem de modo claro.
A facilidade proporcionada pela internet na venda de produtos e serviços é inegável. O processo para abrir uma loja virtual ou colocar suas soluções em um marketplace é imensamente mais simples do que trabalhar com vendas físicas. Contudo, é sempre importante ressaltar o valor de um bom planejamento.
Mas, afinal, por onde começar?
Confira alguns passamos que preparamos para quem quer entrar no comércio eletrônico, mas não sabe nem por onde começar:
1. Defina o que vender pela internet
Antes de saber como vender vender online, você precisa definir o que vender pela internet.
Para garantir que você encontrará espaço em um mercado com tantas opções, é necessário saber que problema ou necessidade do público suas mercadorias vão resolver.
Uma boa ideia é escolher segmentos pelos quais você tenha interesse. Dessa maneira, vai ser mais fácil saber onde encontrar fornecedores e identificar as melhores opções para sua marca.
2. Faça um estudo de mercado
O primeiro passo para qualquer empreendimento é entender o mercado e, com as vendas digitais, isso não é diferente. Realize um amplo estudo para compreender quem é o seu público-alvo, quais são os desafios que você vai enfrentar e quais são as principais oportunidades que você pode explorar.
Não deixe de se aprofundar no entendimento sobre a concorrência. Entender o grau de competitividade é fundamental para a elaboração de uma estratégia capaz de trazer resultados reais.
3. Entenda seu público alvo
Avalie qual será seu público-alvo e quem serão seus possíveis concorrentes. Vai vender somente para quem está perto de você, na sua cidade, ou vai vender para outros estados?
Se você já decidiu que seu público será de mulheres entre 20 e 55 anos de idade, será que faz sentido vender pelo Instagram e utilizá-lo como um canal de atendimento?
Com essa informação em mãos, você será capaz de fazer uma pesquisa para entender quais são as melhores opções para seu negócio em relação a canais de vendas, meios de pagamento, estratégias de anúncios.
4. Selecione o melhor canal de venda para o seu segmento
Escolha seus canais de vendas, ou seja, por onde você vai vender seus artigos na internet. O universo do e-commerce permite que as vendas sejam feitas por lojas virtuais, marketplaces e, até mesmo, pelas redes sociais.
Você pode escolher quantos quiser e combiná-los entre si, mas lembre-se de identificar quais são os mais relevantes para seu público e também para a sua operação.
5. Escolha a plataforma para criar a sua loja virtual
A criação de um e-commerce traz benefícios importantes, como a possibilidade de atingir um público mais amplo e explorar técnicas de SEO para gerar tráfego.
Durante o processo de planejamento, procure informações sobre as plataformas disponíveis para criar sua loja, compare suas características mais importantes e, então, tome sua decisão. É importante levar em conta a facilidade de uso, as integrações disponíveis.
6. Estruture o seu atendimento
Estruture um atendimento capaz de sanar as dúvidas do público e solucionar qualquer tipo de problema que possa surgir antes, durante e depois de uma venda.
O atendimento pode ser feito por um canal digital, mas o recomendado é que ele seja oferecido em diferentes formatos. A ideia é que os clientes tenham facilidade em contatar sua equipe de suporte, de maneira mais rápida e simples.
7. Organize a parte logística
Certo, já está tudo pronto para começar as vendas. Opa! Mas ainda tem um detalhe: já pensou em como você irá entregar os pedidos realizados?
Quando pensamos na estratégia para começar com as vendas online, parte essencial do negócio é fazer com que os produtos cheguem ao consumidor sem avarias, o mais rápido possível e pelo menor custo. Por esse motivo, a parte logística do seu negócio precisa estar em ordem.
8. Planejamento financeiro
Não se esqueça de fazer um planejamento financeiro, projetando os seus gastos e receitas. Vender pela internet é uma atividade relativamente simples, mas que necessita, sim, de certo investimento.
Por isso, certifique-se de contar com um bom capital inicial para começar suas atividades, especialmente porque o período inicial pode demandar o uso de mais recursos financeiros.
9. Prepare seu estoque
Você precisa, ainda, esquematizar como irá administrar o estoque de sua loja. Vai produzir uma quantidade inicial e guardar? Ou a produção irá acontecer sob encomenda? Tente descobrir como funcionará melhor para o seu tipo de negócio.
10. Invista em marketing
É importante ressaltar que, se o consumidor não for capaz de reconhecer valor nos seus produtos, não irá consumi-los.
É primordial investir em técnicas de marketing para convencer o público da relevância das soluções que você oferece. É um processo de branding, em que você agrega valor à marca e a consolida como referência no mercado. Considere o investimento em consultorias para vendas online.
Práticas de Marketing de Conteúdo ajudam a gerar marketing orgânico para sua página, aumentando o fluxo de visitantes e elevando as taxas de conversão. Quando falamos em marketing de conteúdo, nos referimos a algo interessante e não-publicitário para o seu alvo, porque o ajuda, informa, educa e/ou diverte.
Sabendo como começar a vender pela internet, você pode iniciar seu planejamento e projetar seus resultados em médio e longo prazo. Defina sua estratégia, escolha os nichos e produtos mais apropriados, e comece a vender!
Comments