Marketing Digital é a divulgação de seus produtos ou serviços de forma on-line. É uma das principais maneiras que as empresas têm para ser encontrada pelo seu público alvo de forma direta, personalizada e no momento certo.
Estar presente na internet não é mais uma questão de escolha, é uma necessidade. São muitas as oportunidades geradas diariamente para encontrar novos clientes e fechar negócios.
Com o aumento de usuários de internet e na forma como eles se comunicam entre si, o marketing digital fez as empresas repensarem a forma com que alcançam seus consumidores e vendem seus produtos.
Atualmente é impossível falar de marketing e ignorar que a maior parte da população mundial está conectada à internet e faz compras online.
Por isso, o Marketing Digital transforma a sua forma de divulgar sua empresa.
Usando canais digitais — como sites, blogs, redes sociais, e-mail’s e outros - sua empresa tem uma especie de “vitrine” on-line, onde podem ser divulgados as características, vantagens e benefícios dos seus produtos e serviços, aos seus clientes.
O marketing digital não é feito apenas de computadores, até porque, hoje, mesmo um relógio pode funcionar como um computador.
Vender através do rádio não é a mesma coisa do que vender pela televisão, que é totalmente diferente de vender através de um e-mail marketing, bem como pelas redes sociais.
Para que o marketing digital funcione corretamente é importante que exista um planejamento, para que assim diversas ferramentas sejam colocadas em prática. Inclusive trata sobre a otimização de sites, visando um melhor posicionamento nos motores de busca. Além disso, a produção de conteúdo e a administração das redes sociais fazem parte.
Basicamente, o marketing digital atua para aproximar marcas, seja a partir de vendas diretas pelo ou como canal de relacionamento com seu público-alvo.
Já em relação aos principais objetivos do marketing digital, podemos resumir em quatro termos:
1. Tráfego: trazer visitantes para o site a partir de conteúdos que despertem o interesse do seu público alvo;
2. Engajamento: despertado o interesse, é chegado o momento do visitante interagir de alguma forma com você (baixando um material rico, por exemplo)
3. Conversão: é quando a interação se transforma em captação, um prospect vira cliente ao consumir algum produto ou serviço;
4. Retenção: são as ações realizadas para fidelizar o cliente, fazendo com que ele volte a consumir.
Quando você sabe o como funciona o marketing digital e este é praticado por quem entende do assunto os resultados são excelentes. Aliás, isso acontece porque é possível conferir os resultados das campanhas, o Google e o Facebook mostram dados bem precisos.
Diferente do marketing tradicional, para ter resultados com o marketing digital não é preciso fazer um investimento extremamente alto. Vender mais pela internet é possível com um investimento controlado, que pode ser aumentado a medida que estiver dando certo.
Além disso, é possível definir claramente qual é o público-alvo que vai receber os conteúdos. No marketing convencional este é um problema, porque é bem mais difícil fazer essa análise.
Percebeu como funciona o marketing digital? Ele pode ser muito bom para o seu negócio, mas é preciso que todas as estratégias sejam bem trabalhadas e desenvolvidas.
E sua empresa, já está posicionada no Mundo Digital?
Comments